Residência Médica: o que fazer para ter uma carreira promissora?

15/10/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

“Estude muito!”. Parece óbvia, mas esta é a principal recomendação que o Dr. Sérgio Brodt, coordenador da Residência Médica e chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento, faz questão de repassar aos médicos que buscam uma carreira diferenciada e promissora. Ele participou da criação de todos os programas de Residência Médica do Hospital Moinhos, lançados em 2003 e que somam, hoje, 105 profissionais formados.

Atualmente, a instituição oferece especialização em 16 áreas e é uma oportunidade única de formação no segundo melhor Hospital do País, conforme as publicações Newsweek e América Economia. As inscrições para o concurso de seleção de médicos residentes para o próximo ano estão abertas. O tema da campanha, aliás, já revela o seu maior diferencial: “Residência Médica 2022 – Sua Carreira nas Melhores Mãos”! A formação dura de dois a três anos, de acordo com a especialização escolhida. O edital e as inscrições podem ser acessados no site.

Áreas de Atuação

O programa engloba as áreas de Clínica Médica (ou Medicina Interna), Infectologia, Medicina de Emergência, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Oncologia Clínica, Pneumologia, Reumatologia, Mastologia e Medicina Intensiva. A Residência em Clínica Médica traz, por sua vez, segundo ele, equivale a uma pós-graduação em clínica de adultos. “Além de formar clínicos competentes, também é considerada a especialidade pré-requisito para outras especializações na área clínica, como Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia, Gastroenterologia e várias outras”, elucida.

Carreira no Moinhos

Dr. Sérgio Brodt, que é natural da cidade de Rio Grande (RS) e se formou há 28 anos, avalia que, se tivesse feito a Residência no Moinhos, sua trajetória profissional poderia ter sido diferente. "Comecei trabalhando no interior e na Grande Porto Alegre (RS), antes de me estabelecer em três instituições renomadas da nossa Capital”, relembra. O especialista, que atua há 21 anos na “Casa”, avalia que, felizmente, hoje, muitos alunos têm tido a satisfação de serem contratados e desenvolverem toda a sua carreira no Moinhos.

Ele, que também é coordenador da COREME (Comissão de Residência Médica) do Hospital Moinhos de Vento, fez um breve levantamento das principais especializações da entidade e concluiu que, na CTI Adulto, um total de 15 médicos ex-alunos passaram a integrar a equipe hospitalar. Já na Clínica Médica foram 7 profissionais; na Nefrologia três; na Oncologia dois; na Cardiologia três e na Pneumologia foi contratado um médico especialista, que também coordena a Residência. Resultado este que está inteiramente alinhado à qualidade de Ensino oferecida pela instituição de Saúde.

Perfil Atual

Dr. Sérgio Brodt observa que o perfil do médico atual é diferente de outras épocas. “Ele é muito mais tecnológico e tem toda a informação a um click de sua busca”, ressalta. Mas acrescenta: além de estudar muito, o iniciante tem que ter outras qualificações. “Nunca esqueça que, para ser um bom médico, somente o estudo não será o suficiente. Você deverá ser comprometido, ético e honesto; saber se comunicar com clareza e segurança; também ter facilidade para trabalhar em equipe; respeitar os direitos dos colegas e dos pacientes; além de desenvolver cada vez mais sua empatia e humanidade”, indica.

Vale lembrar que as inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro. A prova está marcada para o dia 14 de novembro. O edital e mais informações estão disponíveis no site da Associação Médica do Rio Grande do Sul. O processo seletivo é realizado conforme normas e resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A prova escrita tem peso de 90% e análise curricular, de 10%.

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO