Faculdade Moinhos lança curso de imersão em cirurgia robótica para acadêmicos de medicina e médicos residentes

23/08/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

Participantes terão oportunidade de experiência em um dos maiores programas robóticos da América Latina 


A medicina de precisão se consolida cada vez mais por seus benefícios em prol de processos ágeis e qualificados. No cotidiano médico, algumas inovações revolucionam o modo de tratar os pacientes. Procedimentos minimamente invasivos, uso de lasers e operações endoscópicas têm proporcionado melhor recuperação e manutenção da qualidade de vida.

Por se tratar, atualmente, da técnica mais moderna, a cirurgia robótica exige atualizações frequentes com profissionais capacitados, pois o ensino teórico e prático se modifica e se aperfeiçoa rapidamente. Voltado aos graduandos em Medicina e médicos residentes, o curso “Robotic Experience Day Moinhos” é promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

De acordo com o líder do Núcleo de Medicina Robótica da instituição, o urologista e professor da Universidade do Sul da Califórnia André Berger, a atividade deve desenvolver a capacidade de entender não apenas o funcionamento do robô,  mas também os benefícios dessa tecnologia para o paciente. “A cirurgia robótica vem se consolidando mundialmente, e um exemplo disso, é a cirurgia para tratamento do câncer de próstata, sendo que nos Estados Unidos 90% das prostatectomias radicais são realizadas com essa tecnologia", explica.

O médico projeta que, com a ascensão da técnica e a entrada no mercado de outros sistemas, pois no ano passado ocorreu a quebra da patente do robô cirúrgico, haverá um aumento na demanda por profissionais qualificados para executar os procedimentos. Ele destaca que, nos cursos de graduação, os alunos têm mínimo ou, mais frequentemente, nenhum contato com programas robóticos. “No curso, os participantes serão introduzidos a conceitos básicos de cirurgia robótica, farão treinamento em simulador robótico e participarão de cirurgias com a equipe do Hospital Moinhos de Vento, uma das mais experientes e referência na América Latina", finaliza.

O curso Robotic Experience Day Moinhos terá a sua  primeira edição nesta terça-feira (24). A carga horária é de 10 horas. A próxima edição acontece no dia 31 de agosto e tem vagas limitadas. Inscreva-se neste link.


Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO