Live do Hospital Moinhos de Vento debate prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na gestação

26/07/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

O estudo nacional Prisma - Prevenindo infecções sexualmente transmissíveis nas maternidades, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, será o tema da Live PROADI-SUS do mês de julho. O evento online ocorre na próxima quinta-feira (29), a partir das 11h, e irá abordar os avanços do projeto que avalia a prevalência de IST na gestação, em especial o HTLV, vírus ligado ao desenvolvimento de leucemia das células T do adulto. A doença, transmitida principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho, atinge 20 milhões de pessoas no mundo, sendo que 90% não apresentam qualquer sintoma.

A mediação do debate fica por conta do médico Paulo Pitrez, head do Instituto de Pesquisa Moinhos. Também participam do evento: a médica epidemiologista Eliana Wendland, o pesquisador Augusto Bidinotto e Camila Henz, ginecologista e obstetra. A transmissão acontece pelo Facebook e Youtube do Hospital Moinhos de Vento.

 As transmissões das Lives PROADI-SUS ocorrerão sempre às últimas quintas-feiras do mês e abordarão temas relacionados aos projetos desenvolvidos pela instituição em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Sobre o Estudo Prisma

O estudo está sendo desenvolvido em 224 maternidades do Brasil, com a participação de 32 mil parturientes entre 16 e 49 anos. As pacientes recrutadas respondem a um questionário e têm uma amostra de sangue coletada para exames laboratoriais. Está sendo avaliada a prevalência do HTLV e outras ISTs na gestação, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Os trabalhos já tiveram início em quatro hospitais da região sul: Hospital Santo Antônio (Tenente Portela/RS), Hospital Casa de Saúde (Santa Maria/RS), Hospital São Vicente de Paulo (Osório/RS) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão/SC).

“As equipes que conduzem a pesquisa nos municípios estão sendo capacitadas para o projeto e em duas cidades as coletas já iniciaram. Recebemos amostras de Tenente Portela e Santa Maria”, afirma Eliana Wendland. Segundo a pesquisadora, a capacitação em Santa Catarina será na próxima semana.

 

Informações:

O que: Live PROADI-SUS - Prevenindo IST na Maternidade | Projeto HTLV: Estudo Prisma

Quando: 29 de julho

Horário: 11h, com transmissão pelo Facebook e pelo Youtube

Link: https://liveproadisus.eventize.com.br                                                     

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO